sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tomografia computadorizada com contraste


A TC é uma técnica que proporciona imagens detalhadas do interior do corpo. Este é um procedimento indolor que combina a potência de um aparelho de raios X sofisticado, com um computador, para gerar uma vista 3D do interior do corpo. Este método avançado fornece uma maneira fácil de inspecionar qualquer órgão do corpo muito mais detalhadamente. Neste procedimento, o equipamento de raios-X gira em torno do corpo e envia várias vigas de tomar várias imagens da mesma área de ângulos diferentes, que são então postas em conjunto pelo computador para revelar uma imagem extremamente detalhada em corte transversal 3D da peça do corpo em análise. Uma máquina de raio X normal usa apenas um feixe de radiação para produzir uma imagem que não é capaz de dar uma idéia clara sobre a doença.

A TC não é o mesmo que um exame de ressonância magnética. Isto é porque uma ressonância magnética utiliza campos magnéticos para gerar imagens de dentro do corpo, em comparação com o raio-X feixes utilizado em TC. Além disso, exames de ressonância magnética são usados ​​apenas em algumas situações, como o diagnóstico de tumores cerebrais e tumores ósseos primários. TC, por outro lado, permanece ainda uma das melhores exames médicos e ferramentas para a detecção precoce de várias doenças.

Benefícios tomográficos

Tomografia computadorizada tem sido extremamente útil para diagnosticar doenças e distúrbios nos estágios iniciais de desenvolvimento. Médicos encontrar este procedimento benéfico para detectar tumores precocemente, que por sua vez ajuda a planejar o tratamento para evitar complicações posteriores. TC pode determinar se uma parede da artéria tem inchado, bem como descobrir a gravidade dos ferimentos internos.

Diagnosticar qualquer problema de saúde precoce é a chave para curar, e isto pode ser facilmente realizada com a ajuda de um TC. Isto porque um CT procedimento de digitalização é capaz de avaliar rapidamente as lesões do coração, pulmões e até mesmo vasos sanguíneos. A TC pode também ser usado para sabe como o corpo está a responder a tratamentos, como terapia de radiação e quimioterapia. A fim de diagnosticar doenças relacionadas com os ossos, tais como a osteoporose, a densidade mineral óssea precisa ser determinado, o que pode ser eficazmente realizada usando um TC.

Tomografia computadorizada com contraste

TC que é feito com a ajuda de agentes de contraste podem desempenhar um papel significativo para melhorar as imagens da área a ser examinado. Para uma melhor visualização de uma área específica dentro de um órgão, uma tomografia computadorizada com contraste é uma boa opção. O contraste, também conhecido como um corante, é basicamente uma substância que é administrado por via intravenosa ou por via oral durante o teste de TC. Estas substâncias têm a capacidade de enfraquecer (atenua) raios-X. Quando estas substâncias são tomadas, viajam no corpo e são absorvidos pelas órgãos. Quando os feixes de radiação passe através do órgão contendo o contraste, estes raios-X atenuar significativamente. Como resultado, os órgãos ou os tecidos que contêm o contraste são realçado, que aparecem como áreas brancas sobre as imagens finais de TC.

Este método que envolve a utilização de agentes de contraste proporciona imagens mais claras do órgão a ser estudados. Para o diagnóstico de tumores, e saber a localização exata do tumor, por vezes, uma tomografia computadorizada com contraste é usado. Um coágulo de sangue profundamente no sistema venoso, ou defeitos dos vasos sanguíneos pode ser facilmente detectada com este procedimento. Esta nova técnica inovadora aumenta estruturas particulares do órgão que ajuda a identificar as anormalidades no órgão. Os pacientes submetidos a esse tipo de tomografia computadorizada são instruídos a não consumir alimentos sólidos por pelo menos 4-6 horas antes do teste. No entanto, o paciente é permitido beber líquidos transparentes, tais como a água, sumo de maçã, chá ou soda claro, antes da TC.

Agentes de contraste

Durante uma tomografia, o paciente pode ser aconselhado a tomar um contraste (corante), de modo que as imagens resultantes de uma parte específica do corpo tem uma maior clareza. Este pode ser essencial para detectar a presença de um objecto estranho, ou para diagnosticar quaisquer defeitos minuto num órgão específico. Quando a imagem de uma parte específica do corpo é produzido usando um agente de contraste, certas áreas da imagem são realçados. Em outras palavras, uma visualização precisa da área específica do órgão é conseguido, que por sua vez contribui para asnos complicações no órgão. Alguns dos contrastes mais utilizados são o bário, o iodo, sulfato de bário, e gastrografin. Contrastes são essencialmente administradas em 4 maneiras diferentes, que estão listados abaixo:

* Intravenosa (injectado através de uma veia para realçar os vasos sanguíneos e para obter uma imagem mais clara da estrutura dos órgãos, tais como a coluna vertebral, fígado, e do cérebro)

* Oral (tomado por via oral para uma tomografia computadorizada de abdômen)

* Retal contrasta destacar intestino grosso

* Inalação

A administração de agentes de contraste, permitindo que o paciente inalar um gás, ou seja, xénon, é um método incomum e é seguido quando as imagens altamente afiadas dos pulmões ou o cérebro são necessários. Além disso, este procedimento é realizado em localizações muito poucas em todo o mundo e só em casos raros.

Tomografia computadorizada com contraste: Peito

A tomografia computadorizada de tórax com contraste proporciona imagens detalhadas tiradas em diferentes ângulos das diferentes partes do peito. Os meios de contraste é administrado geralmente por via intravenosa. É um procedimento não-invasivo que fornece uma maior visibilidade das estruturas do peito que incluem os pulmões, coração e ossos circundantes. Este método proporciona imagens precisas que ajudam a determinar a presença ea extensão da lesão. Digitalização tomografia computadorizada de tórax com contraste dá uma visão em profundidade de dentro do peito. Este múltiplo técnica de raios-X em ângulo assume muitas imagens nítidas do peito.

Pessoas com dor no peito ou sintomas de doença pulmonar ou dificuldade em respirar pode exigir TC de tórax com contraste. O procedimento ajuda a diagnosticar a causa raiz do problema. Ele procura por anormalidades como tumores de pulmão, coágulos sanguíneos, ou acúmulo excessivo de líquido em torno dos pulmões. Mesmo condições tais como a pneumonia e tuberculose pode ser detectada com este método. Os pacientes aconselhados a sofrer TC de tórax precisam usar roupas folgadas e remover itens como jóias e outros objetos de metal, pois podem interferir com o funcionamento da máquina.

Tomografia computadorizada com contraste: Abdômen

A fim de fazer a varredura do abdômen e do intestino grosso, reto contrastes CT são muitas vezes administrado usando um enema. O contraste mais comumente usado retal é gastrografin e sulfato de bário, o que ajuda a melhorar as imagens dos intestinos grandes, bem a bexiga, útero (útero) em mulheres e outros órgãos contidos na pelve. Quando gastrografin como um contraste é usado, os órgãos gastrointestinais que estão dentro do abdómen são destacadas claramente na imagem resultante. Às vezes, gastrografin, disponível como uma bebida à base de água é consumida para cerca de 1000cc ou 1500cc 1-2 horas antes da tomografia computadorizada para obter o resultado desejado. As mulheres grávidas são aconselhadas a ficar longe de exames abdominais, expondo o feto de várias vigas de radiação pode causar complicações de saúde na criança por nascer.

Tomografia computadorizada com contraste Efeitos Colaterais

Embora TC é considerado ser um procedimento seguro, materiais de contraste que, ou são dadas por via oral ou por via intravenosa pode dar origem a poucos efeitos colaterais. No entanto, não houve sérias complicações de saúde ocorrerá a menos que o paciente é alérgico ao medicamento. Pessoas com diabetes ou doenças pré-existentes nos rins são recomendadas para evitar a tomografia computadorizada com teste de contraste. Na maioria dos casos, os efeitos secundários permanecer durante um período curto. Contrastes orais têm um gosto amargo que dura alguns minutos. Em geral, os efeitos secundários que podem ocorrer usando este tipo de TC estão listados abaixo:

* Vômitos e náuseas

* Os Calafrios

* Fadiga

* Espirros

* Tonturas

* Constipação, no caso de contrastes rectais

* As reacções alérgicas, tais como inchaço da garganta e dificuldade em respirar

Geralmente, um teste de sangue é executada no paciente antes de tomografia computadorizada envolvendo a utilização de agentes de contraste, para verificar se os rins estão a funcionar correctamente. No caso, o paciente é alérgico a agentes de contraste, o médico deve ser imediatamente informado para que ele possa tomar medidas cautelares para evitar reações adversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário